Janela dos Sonhos
- Bruno Cardoso
- 2 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de jan.
Inspirado no conto Johnny Panic e a Bíblia de Sonhos, de Sylvia Plath, a turma de adultos do curso livre de teatro do Fábrica das Artes mergulhou em uma investigação das raízes dos próprios medos, transformando o espetáculo em um reflexo pessoal do elenco.

Sinopse
Sylvia tem somente um objetivo em sua vida: catalogar o que sonham todas as pessoas quando dormem. Trabalhando como assistente em uma clínica psiquiátrica ela se debruça sobre a árdua tarefa, mas uma terrível presença, que habita nos sonhos de todos, pode colocar em risco seu objetivo. Ele é conhecido como Johnny Panic, e nunca abandona os seus.
Durante o processo de criação, a direção propôs, semanalmente, novos temas para a escrita de cartas, que eram respondidas por outro ator ou atriz, proporcionando profundidade e compreensão na criação das cenas.

As cartas foram etiquetadas com um código que descrevia a semana, se havia resposta ou não e um número identificador, por exemplo, cartas escritas na primeira semana (01) e respondidas na segunda semana (02) teriam a seguinte identificação: Carta 0102_03 (terceira carta aberta para leitura).
Os temas abordados foram:
CARTAS PARA UM MEDO
SEMANA 01
Você sabe o endereço do seu maior medo, então decidiu escrever uma carta dizendo tudo que está engasgado. Esse medo atende pelo nome de Jonny Panic.
O MEDO RESPONDE
SEMANA 02
Assuma o papel de Johnny Panic e responda a carta que recebeu. Interprete o personagem, assine a carta como Johnny Panic.
TEM ALGUÉM AÍ?
SEMANA 03
Se coloque no papel da narradora do conto. Você está internada no hospital psiquiátrico. Escolha alguém para endereçar a carta, a relação deve estar clara, pode ser um parente, amigo, marido, algo fantasioso etc. Conte sobre algo que tenha acontecido com você internada. Você pode inventar algo, não precisa estar no conto. No final assine com o nome da personagem.
VOCÊ É O PROBLEMA
SEMANA 04
Responda a carta como o destinatário que ela criou e assuma a situação. Crie uma problemática ainda maior na sua resposta. Você deve ser duro na escrita, criar um passado ou problemas que justifiquem a resposta. Precisamos entender quais problemas a levaram até aquele lugar.
UM GRÃO DE AREIA
SEMANA 05
Um sonho. Um pesadelo. Algo que tenha uma ligação simbólica com um momento da sua vida. Algo que tenha um significado.
As cartas eram lidas pela direção e separadas por afinidade com as cenas a serem criadas. Então os atores poderiam ver no roteiro marcações: "Use como referência para a composição da cena a situação descrita na Carta 0304_05" ou "Boas opções de diálogo marcadas na Carta 0102_17".
Nenhum ator ou atriz assinou as cartas, então ninguém sabia quem estava contribuindo para a cena, reforçando ainda mais a sensação de pertencimento e coletividade para a criação do espetáculo.
Assista ao espetáculo completo
Ficha Técnica
Realização: Fábrica das Artes
Direção: Bruno Cardoso
Assistente de Direção: Julia Ferraz
Secretária: Juliana Gobbo
Elenco: Aline Cardoso de Campos, Carlos Roberto Martim Junior, Daniel Biagio, Eduarda Narciso Santarosa, Fábio Galan, Gabriel Aguiar, Heloíse Campos, Leonardo Oliveira, Luisa Sanches, Maria Clara Pasquini, Mariana Peroto, Marianna Avanzi, Murilo Franco, Natan Valença, Nathan Pennacchioni, Pedro Lucas de Menezes, Rafael Aquiles Monteiro
Espetáculo realizado em dezembro de 2024. Americana / SP